Você já traçou os seus objetivos no tênis para 2021? Se ainda não o fez, vou te dar algumas dicas para você realizar essa tarefa de forma mais eficaz.
Os objetivos têm como propósito traçar todo o seu planejamento, junto estratégias para que efetivamente essas metas sejam alcançadas, mesmo que durante o processo necessitem de ajustes e adaptações.
Confira também:
+ Acesse o canal Edu Oncins, veja dicas exclusivas e jogue melhor/
+ Escute o último Edu Oncins Tennis Cast!
Alguns participantes da área esportiva de um modo geral, acreditam que os objetivos voltados para os resultados são os únicos a serem traçados. No entanto, os outros propósitos que levam ao alcance dos resultados são ainda mais importantes.
Uma outra questão relevante na formulação de objetivos é toda a equipe multidisciplinar que trabalha com o tenista (treinador, preparador físico, psicólogo esportivo e outros) participe deste processo.
Confira dicas de como evoluir no tênis!
É nesta situação em que também observamos a questão da autoconfiança. Os tenistas com um nível elevado de autoconfiança tendem a traçar objetivos mais otimistas e talvez fora da realidade daquilo que pode ser alcançável.
Por outro lado, tenistas com um nível baixo de autoconfiança tendem a traçar objetivos de níveis baixos e facilmente alcançáveis. A ideia é que sejam objetivos realistas, alcançáveis e desafiadores para o tenista, tendo como base os seus resultados nos torneios e as dificuldades e superações que apresentou durante os últimos anos.
Leia mais:
+ Confira dicas psicológicas e cresça de desempenho no tênis!
+ A força dos hábitos corretos no tênis
Por isso, a presença da equipe multidisciplinar, a troca de informações, o diálogo entre a equipe e o tenista são determinantes para uma formulação de objetivos de forma eficaz que acabam se tornando mais claros, objetivos, realistas e com o comprometimento de todos.
Lembre-se, os objetivos precisam ser mensuráveis e alcançáveis! Vale a pena a cada período traçado, avaliar as conquistas e quais os itens que necessitam ser reelaborados ou adaptados.
Boa temporada e até a próxima postagem!
Um forte abraço.
Ms. Luciana B. Meireles – Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica.
2 comments
Comments are closed.