A força dos hábitos corretos no tênis

Uma coisa que sempre achava engraçado quando jogava, era escutar que fulano ou beltrano ganhou confiança e de uma hora para outra decolou nas vitórias como passe de mágica. Na minha cabeça simplesmente isso era ilusão e algo bem mais poderoso estava por traz disso. 

Sempre acreditei e tenho certeza, que se conquista as coisas com trabalho duro e bem direcionado. No tênis principalmente, onde somente as milhares de vezes batendo na bolinha é que farão as coisas talvez acontecerem. Falo talvez pois não é garantia de nada, simplesmente fará que você esteja no caminho e mais próximo.

Uma série de outros fatores incluindo uma pequena parte de sorte, ou como queiram chamar, fazem parte. Mas as coisas começam a acontecer muito antes da quadra. O direcionamento e organização mental são fundamentais para estruturar o alicerce de qualquer atleta.

Simplesmente não adianta se matar na quadra se internamente não estiver organizado.

São nas pequenas coisas que a bateria para seguir adiante irá se fortalecer.

Uma das coisas mais importantes é uma alimentação correta. Não adianta querer comer direito durante o torneio. O atleta obrigatoriamente deve se alimentar bem. O combustível que você coloca é que irá dar energia suficiente para que seu corpo trabalhe adequadamente, suprindo as necessidades do esforço realizado. Principalmente num atleta de ponta, é fundamental para performar e para sua recuperação após esforço.

O descanso, o sono, hábito de dormir suas 9 ou 10 horas é de suma importância. Não tem como o corpo e a cabeça funcionarem direito sem o descanso apropriado. Fico muito bravo com jovens que treino e me falam que foram dormir 1h da madrugada e vem treinar no dia seguinte. Como irei extrair o melhor se o melhor dele não está lá? Dia jogado fora. O horário de maior descanso e reciclagem da energia é antes das 22 horas. O atleta que vai dormir as 21h30 e acorda as 7h da manhã estará com o corpo e mente em dia. Mesmo que vá dormir a 1h da madrugada e acorde as 11h da manhã, não descansará. O corpo estará preguiçoso e reflexos tardios. Durma cedo se quiser aproveitar os treinos.

O hábito de fazer alongamento logo após café da manhã, em casa, antes de ir para a escola, ou treino, criará uma consciência de cuidar do corpo e ajudará na organização mental. Fazer nem que seja por 5 minutos de exercícios respiratórios abdominais na parte da manhã e fazer disso mais um pequeno hábito que irá somar para o todo.

Organização de seu material, suas roupas, raquetes, encordoamentos etc, tem que estar pronto para uso todo tempo. Quebrou cordas, mande consertar o mais rápido possível. Isso irá refletir no alicerce do seu estado mental seguro, outro hábito importante.

Em quadra, crie o hábito de não reclamar, segure e discipline a raiva quando erra uma batida ou perca um ponto. Recicle rapidamente e direcione sua energia para o seguinte. No treino, errou, tome consciência e corrija na próxima batida. No jogo, esqueça rápido e direcione sua energia para o ponto seguinte. Faça disso uma constante e some no seu cofrinho de bons hábitos.

Seja um bom e simpático parceiro de treino, faça desse momento uma hora prazerosa junto a seu amigo. Estimule a si mesmo e seu parceiro para que o treino flua e seja proveitoso ao máximo. Mais um para o cofrinho.

Tenha uma agenda onde organize: seus horários e dias do que irá fazer. Faça isso no domingo para a semana que irá se iniciar. Não deixe as coisas para a última hora. 

Tenha um caderno de anotações, onde escreverá assuntos que conversou com seu treinador, situações que percebeu em treinos e jogos, tanto nas vitórias como nas derrotas, pensamentos, emoções que sentiu durante treinos e jogos. Faça disso um hábito e aos poucos perceberá que as situações se repetem e aprenderá a lidar melhor com elas e conhecer-se melhor.

Todas as coisas que mencionei acima e outras mais, alimentarão seu cofrinho de bons hábitos, deixará mais forte e confiante para seguir adiante, seguindo seus objetivos quais forem. 

Assim talvez você perceba a tal mágica confiança tão mencionada no tênis.

Mãos a obra e até a próxima.

Bons treinos e jogos! 😀

Já conhece meu canal do YouTube?
Clique aqui e confira vídeos de tênis
!

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: