A força dos hábitos corretos no tênis

Indian Wells, 8th March 2013 Larry Ellison and tournament director Ray Moore were joined by Rafa Nadal,Roger Federer,Novak Djokovic,Ana Ivanovic and Viktoria Azarenka on the new site where the new 8000 capacity stadium will be built. ©Ray Giubilo/ Tennis Photo Network, International Tennis Photo Agency - The Tennis Photo Network

Uma coisa que sempre achava engraçado quando jogava, era escutar que fulano ou beltrano ganhou confiança e de uma hora para outra decolou nas vitórias como passe de mágica. Na minha cabeça simplesmente isso era ilusão e algo bem mais poderoso estava por traz disso. 

Sempre acreditei e tenho certeza, que se conquista as coisas com trabalho duro e bem direcionado. No tênis principalmente, onde somente as milhares de vezes batendo na bolinha é que farão as coisas talvez acontecerem. Falo talvez pois não é garantia de nada, simplesmente fará que você esteja no caminho e mais próximo.

Uma série de outros fatores incluindo uma pequena parte de sorte, ou como queiram chamar, fazem parte. Mas as coisas começam a acontecer muito antes da quadra. O direcionamento e organização mental são fundamentais para estruturar o alicerce de qualquer atleta.

Simplesmente não adianta se matar na quadra se internamente não estiver organizado.

São nas pequenas coisas que a bateria para seguir adiante irá se fortalecer.

Uma das coisas mais importantes é uma alimentação correta. Não adianta querer comer direito durante o torneio. O atleta obrigatoriamente deve se alimentar bem. O combustível que você coloca é que irá dar energia suficiente para que seu corpo trabalhe adequadamente, suprindo as necessidades do esforço realizado. Principalmente num atleta de ponta, é fundamental para performar e para sua recuperação após esforço.

O descanso, o sono, hábito de dormir suas 9 ou 10 horas é de suma importância. Não tem como o corpo e a cabeça funcionarem direito sem o descanso apropriado. Fico muito bravo com jovens que treino e me falam que foram dormir 1h da madrugada e vem treinar no dia seguinte. Como irei extrair o melhor se o melhor dele não está lá? Dia jogado fora. O horário de maior descanso e reciclagem da energia é antes das 22 horas. O atleta que vai dormir as 21h30 e acorda as 7h da manhã estará com o corpo e mente em dia. Mesmo que vá dormir a 1h da madrugada e acorde as 11h da manhã, não descansará. O corpo estará preguiçoso e reflexos tardios. Durma cedo se quiser aproveitar os treinos.

O hábito de fazer alongamento logo após café da manhã, em casa, antes de ir para a escola, ou treino, criará uma consciência de cuidar do corpo e ajudará na organização mental. Fazer nem que seja por 5 minutos de exercícios respiratórios abdominais na parte da manhã e fazer disso mais um pequeno hábito que irá somar para o todo.

Organização de seu material, suas roupas, raquetes, encordoamentos etc, tem que estar pronto para uso todo tempo. Quebrou cordas, mande consertar o mais rápido possível. Isso irá refletir no alicerce do seu estado mental seguro, outro hábito importante.

Em quadra, crie o hábito de não reclamar, segure e discipline a raiva quando erra uma batida ou perca um ponto. Recicle rapidamente e direcione sua energia para o seguinte. No treino, errou, tome consciência e corrija na próxima batida. No jogo, esqueça rápido e direcione sua energia para o ponto seguinte. Faça disso uma constante e some no seu cofrinho de bons hábitos.

Seja um bom e simpático parceiro de treino, faça desse momento uma hora prazerosa junto a seu amigo. Estimule a si mesmo e seu parceiro para que o treino flua e seja proveitoso ao máximo. Mais um para o cofrinho.

Tenha uma agenda onde organize: seus horários e dias do que irá fazer. Faça isso no domingo para a semana que irá se iniciar. Não deixe as coisas para a última hora. 

Tenha um caderno de anotações, onde escreverá assuntos que conversou com seu treinador, situações que percebeu em treinos e jogos, tanto nas vitórias como nas derrotas, pensamentos, emoções que sentiu durante treinos e jogos. Faça disso um hábito e aos poucos perceberá que as situações se repetem e aprenderá a lidar melhor com elas e conhecer-se melhor.

Todas as coisas que mencionei acima e outras mais, alimentarão seu cofrinho de bons hábitos, deixará mais forte e confiante para seguir adiante, seguindo seus objetivos quais forem. 

Assim talvez você perceba a tal mágica confiança tão mencionada no tênis.

Mãos a obra e até a próxima.

Bons treinos e jogos! 😀

Já conhece meu canal do YouTube?
Clique aqui e confira vídeos de tênis
!

Close
Portal Edu Oncins 2018-2023 © Todos os direitos reservados
Close