Dica psicológica: Ansiedade no tênis

Você já sentiu alguma vez alguns destes sintomas, antes, durante ou depois dos jogos: sua respiração ficou mais acelerada, suas mãos começaram a suar, tensão muscular aumentada, estômago “embrulhado”, indisposição, dor de cabeça, boca seca, dificuldade para se concentrar, dor de barriga ou de estômago.

Pode ser que você esteja preocupado com relação ao jogo ou ao seu desempenho, e isto significa que você pode estar ansioso. No jogo, estes sintomas podem aparecer na hora do saque, no recebimento do saque; ou quando você está perdendo. Nestes casos, você pode se preocupar se vai conseguir fechar o set, e pode ter pensamentos negativos com relação ao seu desempenho, o que faz com que estes sintomas se agravem.

A ansiedade está relacionada à forma como você avalia algumas situações. Alguns atletas apresentam uma disposição para perceber muitas situações como ameaçadoras. Esta incerteza com relação ao resultado de uma competição pode gerar a ansiedade negativa, e tem como conseqüência, a inibição do rendimento.

Quando você sente ansiedade negativa e fica muito tenso, pode sentir dores musculares, e esta tensão pode interferir na sua coordenação motora e nos movimentos. Entretanto, o que pode gerar ansiedade para um atleta, pode não trazer preocupações para outro, e isto significa que nós percebemos as situações de formas diferentes. Desta forma, também existe a ansiedade positiva, aquela que prepara o corpo para a atividade explosiva, deixa o atleta bem alerta e estimulado.

Você sente esta ansiedade positiva quando está com bastante adrenalina. Faz você ter uma reação positiva e desafiadora, e prepara seu corpo para a performance de sucesso, ou seja, para alcançar os objetivos desejados. É importante você conhecer estes aspectos, já que o fator psicológico que distingue o atleta vencedor de um atleta perdedor é a sua habilidade para lidar com a ansiedade nas competições, e, principalmente, para que você aprenda a se soltar e usar a adrenalina de forma positiva.

Desta forma, se a ansiedade acontecer antes das partidas, respire calmamente duas ou três vezes, visualize suas jogadas, imagine seus objetivos e acredite que pode conquistá-los.

Caso apareçam pensamentos negativos, procure trocar estes pensamentos, por idéias positivas e de conquista. Se você ficar muito tenso durante o jogo, mantenha o pensamento focado na partida e respire calmamente, compreenda que não existe disputa competitiva sem obstáculos e desafios. Depois das partidas, analise como foram suas jogadas e tire conclusões que te sirvam para melhorar no futuro. E compreenda principalmente que, o que te fortalece é arriscar com coragem!

Artigo por:
Marisa Cury Agresta
Psicóloga Clínica; Pós Graduação em Psicologia do Esporte; Mestre em Ciências pela UNIFESP; Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coach; Educadora Financeira pela DSOP

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: