Os sabotadores que limitam a conquista de objetivos

Eu imagino que com a matéria que escrevemos em dezembro sobre: “Baixa Autoconfiança no Tênis: como lidar?” e a de janeiro: “Autoconfiança e a Formulação de Objetivos no Tênis” você, tenista, já deve ter traçado os seus objetivos para 2021.

No entanto, você pode desenvolver alguns sabotadores para colaborar em NÃO conquistar os seus objetivos. Sabe quando você não realiza aquilo que deseja ou não toma a decisão que precisa ser tomada e fica procrastinando ou se dando um monte de desculpas para ter a ação que precisa.

Isso acontece porque você não foca naquilo que precisa realizar, tem prejuízos para si mesmo e para o seu treino, como por exemplo atrasar para treinar ou resistir em aceitar as orientações do treinador, esses são um dos sabotadores. Formas de pensamentos e comportamentos com que você tenha ou NÃO podem te afastar dos seus objetivos, como não acreditar que possa realizar uma jogada, também são outros tipos de sabotadores. Os prazeres imediatos que desviam você do seu objetivo relacionados à alimentação, como comer demais são outros tipos de sabotadores.

Veja também:
+ TENNIS CAST com Edu Oncins – Australian Open 2021

Por isso, eu te pergunto: você está conseguindo ter disciplina para o que quer alcançar? Está se dando muitas desculpas para si mesmo e para os outros? Culpa os outros pelo o que não consegue fazer?

Portanto, vou te dar algumas dicas importantes para ter atenção e diminuir os seus comportamentos em se sabotar.

O primeiro passo é identificar quais são os aspectos que motivam você a alcançar os seus objetivos, por exemplo, melhorar um golpe específico, forehand ou backhand ou aperfeiçoar alguma tática para o seu jogo. Quanto mais motivadores, melhor.

O segundo passo é refletir sobre o que você precisa deixar de lado, abrir mão para conquistar esses objetivos, por exemplo, não sair todas as vezes com os seus amigos, não ir dormir tarde. Pense o que você perde com a busca desse objetivo. Isso vai ajudar você a identificar que comportamentos está tendo que não estão de acordo com o seu objetivo.

A última dica, é traçar estratégias para minimizar esses comportamentos sabotadores. Podem ser estratégias que você já usou antes na sua vida, como elaborar um cronograma de atividades, fazer uma análise das suas tarefas, do seu treino no final do dia e outras estratégias que poderiam ser aplicadas e ainda não aplicou.

Um forte abraço.

Até a próxima postagem!

Ms. Luciana B. Meireles
Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica.

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: