Compreenda a importância de entender os tipos de liderança dos técnicos
Você que é tenista já deve ter sido treinado por vários técnicos, desde aquele mais “mole” até o mais “durão”.
Mas a pergunta que fica é: qual o técnico que é melhor para você?
Leia mais:
+ Confira mais dicas psicológicas e cresça de desempenho no tênis!
+ A força dos hábitos corretos no tênis
Os tipos de liderança dos técnicos
Podemos resumir, de forma básica, praticamente três estilos de técnicos: o autocrático, o democrático e o liberal.
O primeiro é um estilo em que ele decide tudo, mais autoritário, general e deseja controlar os seus tenistas sem pedir a opinião a eles.
O segundo, ao contrário do autocrático, caracteriza-se por incluir os tenistas na tomada de decisões importantes, quer saber a opinião deles, envolve-os no planejamento de treino e nos calendários dos torneios.
Por fim, o estilo liberal, é aquele em que somente os tenistas tomam as decisões, eles possuem total liberdade para todas as questões relacionadas ao tênis, o técnico não participa, apenas quando é chamado pelo seu tenista, o que é praticamente inexistente no mundo do tênis.
Qual o melhor tipo de técnico?
Diante destes conceitos, percebe-se que não existe o técnico com estilo melhor ou pior, mas sim, situações que podem definir qual estilo será o mais adequado para aquele momento.
Todos nós temos um estilo de liderança que predomina e que faz parte da nossa característica de personalidade, mas trabalhar com a liderança situacional, é o melhor estilo que um técnico pode ter.

De acordo com as situações, a liderança dos técnicos transita pelos três estilos e assim pode-se definir qual é a melhor opção.
Além disso, é necessário conhecer o seu tenista e analisar as características dele, com certeza irá colaborar muito com você, técnico, em qual estilo atuar mais para que esta relação seja positiva e também favoreça o rendimento.
Para você, tenista, vale a reflexão de que nem sempre aquele técnico que você gosta mais é o que faz você render mais.
Confira também:
+ Quer aprender a jogar melhor mas não sabe como? Acesse o canal Edu Oncins e veja dicas exclusivas
A Psicologia do Esporte utiliza alguns instrumentos específicos da área esportiva para analisar essa relação.
Entram, por exemplo, a forma de comunicação entre técnicos e tenistas, os comportamentos específicos, as instruções, os elogios e outras categorias, com o objetivo de melhorar e conquistar ao máximo a melhor relação entre tenistas e técnicos voltados também para o rendimento.
Tenista, você sabe qual é o estilo de técnico que faz você render mais? Mesmo que talvez se zangue ou discorde de alguns comportamentos dele?
E você, técnico, sabe qual o melhor estilo, considerando as situações e as características dos seus tenistas?
Um forte abraço e até a próxima postagem!
Ms. Luciana B. Meireles – Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica.