Resiliência do tenista

Você sabe o que é resiliência? Quando falamos sobre resiliência relacionamos com autoconfiança, autoestima, flexibilidade, determinação, alegria, equilíbrio emocional… É aquele tenista que consegue lidar com as adversidades que vão surgindo na quadra e fora dela, como por exemplo, uma derrota inesperada, uma bola que você achou que chegaria, um golpe mal feito ou um período de má performance e mesmo diante dessas dificuldades, você, tenista, se torna mais resistente em lidar com essas situações, não deixando com que esses obstáculos o afetem emocionalmente e sabendo lidar com esses desafios.

Leia também:
+ O momento de Zverev, a volta de Federer e palpites para Miami

Eu me lembro de um tenista em que tinha dificuldades em se manter determinado na quadra nos momentos em que o jogo não estava sendo favorável a ele. Reiniciei uma conversa com os pais e percebi que o tenista não tinha que fazer quase nada na vida dele, tudo vinha de uma forma muito fácil e percebi onde eu teria que mexer para o bem do tenista. 

O desenvolvimento da resiliência está muito relacionado aos valores de cada pessoa, o ambiente que convive e as suas experiências. Estar num ambiente que te favoreça a ser resiliente, como lidar com muitas adversidades, assumir responsabilidades e realmente conseguir conquistar o que deseja com o seu próprio esforço, como ganhar ou comprar uma raquete nova, são fatores que favorecem para que o indivíduo se torne mais resiliente, mas obviamente a forma como elaborar todas essas situações e o excesso de adversidades podem influenciar de forma positiva ou negativa para aumentar ou diminuir a resiliência.

Diante disso eu te pergunto: O que você está fazendo para lidar com os desafios que estão surgindo na quadra e fora dela?

Analisar as situações e verificar o que não deve ser repetido, ou seja, padrões de comportamentos e pensamentos negativas, já é um excelente início.

Até a próxima postagem! 

Um forte abraço.

Ms. Luciana B. Meireles – Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica. 

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: