Qual o papel do treinamento mental no tênis?

O treinamento mental no tênis é uma das etapas importantes a serem realizadas no trabalho do psicólogo do esporte. Como já sabemos que o tênis é um esporte que exige muita concentração e controle emocional, um dos objetivos do treinamento mental é preparar o tenista para as possíveis situações que irá enfrentar na quadra.

O treinamento mental é muito utilizado no tênis, mas o que realmente quer dizer as palavras “treinamento mental”? Significa o treino de competências psicológicas, com o objetivo de manter ou melhorar o rendimento dos tenistas, bem como colaborar no crescimento e bem estar pessoal. Sabe aquele momento em que você perde a concentração por ter errado aquela bola num ponto decisivo? E pior, fica pensando nela durante o jogo todo? Esse é o exemplo de uma situação que o treinamento mental trabalha.   

Para que isso aconteça, o treinamento mental necessita fazer parte do planejamento de treino e, como consequência, da preparação dos tenistas para os torneios e orientação aos técnicos. O trabalho é realizado junto com a equipe multidisciplinar (treinadores, preparadores físicos e outros). 

A participação do técnico, da equipe e a predisposição e vontade do tenista em querer alcançar outros níveis mentais para a sua performance e/ou bem estar, são fatores essenciais para o trabalho e eficácia do treinamento mental. É método e trabalho e não mágica, seguindo todas as fases do programa.

IMG_20200406_130918

Eu me lembro de um tenista que ficava muito ansioso antes de iniciar o jogo, o que é considerado positivo até certo nível, mas também apresentava um nível elevado de ativação de ansiedade em provas escolares. O foco principal do trabalho com ele, inicialmente, era controlar os sintomas dessa ansiedade nos jogos. 

Portanto iniciei ensinando algumas técnicas mentais para esse controle. Foi quando o tenista me contou que teve uma prova na escola e começou a apresentar os sintomas da ansiedade. O que ele fez? Aplicou uma das técnicas que tinha aprendido. Segundo ele: “Ajudou muito a ir bem na prova” e melhorou o seu nível de ansiedade nos jogos.

Na alta performance, também utilizamos o treinamento mental para trabalhar pensamentos que não colaboram para o alto rendimento. Aí já é assunto para uma outra matéria.

Se você se interessou por esse tema, tenho um capítulo de livro publicado justamente com esse título “treinamento mental” e posso te enviar.

Um forte abraço e até a próxima postagem!

Ms. Luciana B. Meireles – Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica.

Close
Portal Edu Oncins 2018-2024 © Todos os direitos reservados
Close

Descubra mais sobre Portal Edu Oncins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading