Quarentena: Atividade física para tenistas

Como sabemos essa pandemia do Coronavírus impôs uma nova rotina para nós brasileiros e para a população de vários outros países pelo mundo.

Devido a atual situação de isolamento social com empresas, comércios e academias fechadas, nos forçamos a adotar novas medidas, principalmente para aqueles que já estavam acostumados a praticar atividades físicas, como os praticantes de tênis.

Segundos os especialistas, a prática de exercícios físicos é importante para fortalecer o sistema imunológico, além de colaborar com a melhora da saúde física e mental do praticante, o que é fundamental nesse período de isolamento.

Com a adoção da quarentena houve uma explosão de ofertas de exercícios para você realizar em casa, pelas redes sociais, na TV ou em sites da internet. Existem inúmeras dicas, mas você deve tomar alguns cuidados para não cair numa cilada.

Primeiro, ver se quem está orientando este exercício é um Profissional de Educação Física registrado; segundo, se aqueles exercícios são indicados para sua condição física atual e terceiro, se aqueles exercícios propostos vão te ajudar nos objetivos que você espera ou para a modalidade que você pratica.

Sendo assim, como manter uma rotina de atividade física nesse período de forma segura?

Pensando nisso, elaborei uma rotina com 6 exercícios para praticantes de tênis que podem ser realizados em casa. Claro, sempre tomando os devidos cuidados na execução e na real condição física de cada um.

Então vamos lá!

1 – Aquecimento

Deslocamento lateral numa distancia aproximada de 2 a 3 metros.

Realizar de 3 a 4 séries de deslocamentos laterais por aproximadamente 30 segundos.

2 – Afundo Frontal

Excelente exercício de força para tenistas, ajudando na flexão dos joelhos no momento do golpe.

Realizar 3 séries de 20 repetições, alternando uma perna de cada vez. Pode ser realizado segurando algum peso nas mãos para aumentar a intensidade.

3 – Flexão de Braço

Exercício de força simples para a musculatura do peitoral, tríceps e deltoides, musculatura muito exigida no tênis.

Realizar 3 séries de 10 a 15 repetições, pode ser realizada com o apoio dos joelhos no chão principalmente para as mulheres que possuem o centro de gravidade diferente.

4 – Agachamento com salto

Ótimo exercício para trabalhar força explosiva das pernas, muito utilizada nos saques e para aumentar a potência dos golpes.

Realizar 3 séries de 15 a 20 repetições, pode ser realizado também sem o salto para diminuir a intensidade do exercício.

5 – Flexão de mão e punho

Exercício para fortalecimento do antebraço, muito utilizado na prevenção do Tennis Elbow.

Realizar 3 séries de 15 a 20 repetições com cada braço, pode ser utilizado uma bolinha de tênis murcha, uma bolinha de borracha ou aquelas para iniciantes que não são pressurizadas.

6 – Deslocamento para o Forehand

Exercício de resistência e agilidade, utilizando seguidas movimentações de “fundo de quadra” numa distância aproximada de 2 a 3 metros, realizando um Forehand no final de cada deslocamento.

Realizar de 3 a 4 séries de 30 segundos, se houver espaço pode ser realizado com raquete executando o movimento de Forehand.

7 – Deslocamento para o Backhand

Exercício de resistência e agilidade similar ao anterior, mas se deslocando para o outro lado e realizando o Backhand.

Realizar de 3 a 4 séries de 30 segundos, pode ser realizado com a raquete se houver espaço.

Tenho certeza que seguindo essa rotina 2 ou 3 vezes na semana, você irá conseguir manter ou melhorar seu condicionamento físico e ainda matar um pouco da saudades de bater uma bola.

Fico a disposição para qualquer dúvida ou auxílio, bons treinos!

Rodrigo Serrano
Preparador Físico

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: