Tenistas precisam treinar Força?

A resposta para essa pergunta é SIM, nos dias de hoje os tenistas precisam treinar bastante a força e precisam estar bem fortes para aguentar o ritmo dos jogos, mas isso não quer dizer que eles precisam ser “musculosos”, ganhar força nem sempre está diretamente relacionado com aumento do volume muscular.

Atualmente o tênis está cada vez mais rápido, os golpes cada vez mais potentes e a velocidade da bola cada vez maior e isso se deve em grande parte ao aumento da força dos jogadores.

Mas como eles podem ser tão fortes e rápidos ao mesmo tempo?

Para responder esta perguntar é preciso entender um pouco do que é FORÇA.

O conceito de força do ser humano é entendido como a capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular e a força muscular pode ser definida como a quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar dentro de um padrão de movimento específico e com determinada velocidade de movimento, de maneira simples é a tensão que a musculatura gera para superar ou sustentar uma carga.

No tênis utilizamos prioritariamente dois tipos de força, a Força de Resistência ou Resistência de Força e Força Explosiva ou Potência.

– Força de resistência: é a capacidade de manter elevados níveis de força durante o maior tempo possível,ou a capacidade de resistência a fadiga em condições de desempenho prolongado de força.

– Força Explosiva: é a capacidade de movimentar o corpo ou parte do corpo em uma velocidade máxima,ou a capacidade do corpo mobilizar o potencial funcional com a finalidade de alcançar altos níveis de força no menor tempo possível.

Rafael Nadal Tenistas Treinamento Força 2019
Reprodução Twitter/Australian Open

É muito fácil de entendê-las quando relacionamos com situações de jogo.

Quando o tenista precisa aguentar golpear a bola inúmeras vezes durante horas sem perder a qualidade do seu golpe, ou precisa se mover de um lado para outro da quadra sem que suas pernas percam a eficiência esses são exemplos da Força de Resistência.

Quando o tenista saca com toda a sua potência para realizar um ace, ou quando ele sai em velocidade para buscar uma curtinha, ou ele realiza um forehand poderoso para matar um ponto de winner esses são exemplos de Força Explosiva.

Ambas as forças são utilizadas de formas simultâneas durante uma partida, uma auxiliando a outra. Então como treinar para melhorar a Força?

A capacidade Força pode ser treinada de várias maneiras, na musculação com exercícios resistidos, que é a maneira mais conhecida, mas também podemos treiná-la com exercícios funcionais, exercícios pliométricos e de várias outras formas.

Cabe ao preparador físico identificar qual a real necessidade do atleta para montar um programa de treinamento que vá suprir essas necessidades. Ele irá periodizar e aplicar as atividades de acordo com os objetivos e o calendário do atleta, lembrando que cada indivíduo tem seu tempo, sua condição física e suas limitações.

O mais importante é elaborar um bom planejamento de treinos para alcançar esse objetivos.

Então, tenha Forçaaaa!!!

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: