ATP de Barcelona premiou Dominic Thiem e seu estilo ‘Mike Tyson’

Incrível torneio do gigante austríaco Dominic Thiem. Me impressiona muito a potência que Dominic consegue gerar com seus golpes de fundo. Não tenho dúvidas que sua melhora nas quadras duras após vencer Indian Wells e bater ninguém menos que Federer na final está refletindo em seus resultados no saibro.

No saibro? Explico. O austríaco nas quadras duras aprendeu muito bem a jogar mais dentro da quadra, disparando verdadeiras bazucas e deixando seu jogo bem mais rápido e eficiente. Aprendeu a observar os momentos que deve jogar mais a frente, encurralando e apressando muito seus adversários. As bolas batidas na subida, uma vez que avança mais em cima da base, estão mortais, com mais de 90% de bolas ganhadoras.

Dominic Thiem estilo de jogo título ATP de Barcelona
Foto: Divulgação/ATP de Barcelona

Diferentemente de um tempo atrás onde jogava a maior parte do tempo no saibro a 3 metros depois da linha de fundo, com pesados golpes de topsin, agora trabalha quando necessário seus potentes golpes de fundo e vem avançando mais perto da linha de base, lembrando um lutador de boxe que desfere o primeiro golpe assertivo e avança para dar o segundo e muitas vezes o terceiro ou quarto golpe matador. É incrível como consegue tanta potência, mesmo 3 metros atrás da linha de base.

No jogo contra Rafa Nadal, se sentiu muito à vontade, começando bem atrás, seja na resposta de saques ou nas trocas de bola, aguardando que o efeito das batidas do espanhol perdesse seu maior efeito, e disparava golpes gerando incrível potência, incomodando e muito o Touro, que não conseguia ser agressivo a mesma altura do austríaco, deixando sua bola encurtar um pouco. Logo em seguida Thiem já buscava posicionar-se mais perto da linha, disparando tiros de ambos os lados, com backhands voadores, muitas vezes saindo do chão, batendo a bola no ar. Também com incríveis forehands, ponto altíssimo no jogo, com seu forehand inside out, vencendo inúmeros pontos importantes com essa verdadeira arma.

Seria o novo Air Thiem? Rssss.

Dominic Thiem 2019 ATP de Barcelona Rafael Nadal
Foto: Divulgação/ATP de Barcelona

Dominic sacou com muita eficiência, tanto no meio acelerando seu primeiro saque, tirando o ângulo do espanhol, bem como abrindo a quadra com seu eficiente saque quick, tirando o adversário da quadra, para em seguida começar o ataque. Thiem usou muito bem o slice, seja se defendendo ou mudando o ritmo, fazendo com que seu adversário subisse a bola, para em seguida, atacar novamente. Também veio algumas vezes a rede, finalizando com eficientes voleios.

Certamente o espanhol está queimando as pestanas e irá treinar buscando mais agressividade e buscará atacar mais seus adversários nos próximos torneios. Essa foi a segunda derrota no saibro para o espanhol, em 2 semanas consecutivas. Acho que isso talvez nunca tenha acontecido.

Na final, Dominic Thiem passou como um trator sobre o esforçado, mas limitado Medvedev, inclusive com pneu no segundo set. O austríaco desponta, sem dúvida, como um grande favorito na temporada de saibro e possível candidato a tirar o 12 título de Nadal em Roland Garros. O desafio será bater o espanhol em melhor de 5 sets.

Vamos acompanhando.

 

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: