Preparação física: A pré-temporada no tênis

No início do ano sempre ouvimos falar da tal Pré-temporada, mas você sabe o que é? Para que serve? E porque as equipes e os atletas fazem a Pré-temporada? Não, então vamos lá!

A Pré-temporada normalmente é o período entre o final das férias e o início das competições dos atletas ou equipes esportivas. Para os tenistas, ela normalmente ocorre no mês de dezembro e início de janeiro, onde começam as principais competições, mas tudo depende da programação de cada atleta.

Neste período os treinamentos são muito intensos, principalmente na preparação física, porque é esta etapa que vai dar toda a base física para o restante da temporada.

Nos primeiros dias, normalmente, são realizados todos os testes e avaliações físicas, como testes de agilidade, força, resistência e de composição corporal. Além de alguns exames laboratoriais, quando o atleta possui uma equipe multidisciplinar com fisiologista e nutricionista.

Tudo isso serve para mensurar qual o real estado físico do atleta, se houve alguma perda no período das férias ou se os resultados da temporada anterior não foram alcançados e poder planejar os novos objetivos para a temporada que esta começando.

Após as avaliações e o planejamento, começam os treinamentos, nas primeiras semanas de forma progressiva, mas muito intensos, normalmente os treinos físicos são realizados em dois períodos de acordo com a programação feita.

A Pré-temporada dos tenistas não é muito longa, geralmente entre 3 e 5 semanas, dependendo do calendário competitivo de cada atleta, pois no início de janeiro já começam as principais competições.

Muitos tenistas procuram fazer a Pré-temporada em lugares diferentes, como resorts ou em outros países, para que possam estar o tempo todo focados nessa fase do treinamento, sem a interferência externa.

Mas não são só os jogadores profissionais que fazem Pré-temporada, muitos jogadores amadores também fazem. Utilizo muito este período com meus alunos para dar um “Up” na parte física, aproveitando que muitos estão de férias ou em um ritmo mais calmo no trabalho.

Os objetivos podem ser diferentes, uns querendo se recuperar de lesões, outros se preparando para jogar os rankings dos clubes, outros apenas querendo perder aqueles quilinhos adquiridos nas férias de forma mais rápida, mas no geral o principio é o mesmo.

No início são feitas as avaliações necessárias e o planejamento, em seguida iniciam-se os treinos físicos, claro, todos adaptados a cada aluno em relação ao volume e a intensidade, mas muito parecidos com que os profissionais fazem.

Sendo assim, a Pré-temporada tanto para os profissionais como para os amadores, é um período muito importante para se solidificar toda a base física para o restante da temporada.

Espero que tenham gostado e podem ficar a vontade nos comentários para críticas, elogios e sugestões para novos artigos. Obrigado!

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: