Incrível Australian Open de Novak Djokovic.
Nole veio até a final administrando seu jogo e energia, dosando a receita para cada jogo. Me impressionou sua tranquilidade em todo o torneio, muito consciente de suas possibilidades e jogando o necessário até a decisão. Pensei desde o inicio do torneio, e comentei que Djoko ganharia esse Grand Slam, mesmo com o Touro Miúra jogando com a intensidade que apresentou em toda a jornada. Nadal mesmo vindo de lesão conseguindo chegar novamente a uma final de Slam. Mas não esperava que fosse dessa maneira avassaladora.
One GIF to describe @DjokerNole’s #AusOpen performance…
GO 👇 pic.twitter.com/Z7iqN8hge3
— ATP Tour (@atptour) January 27, 2019
Observei Nole acelerar em alguns jogos anteriores diversos pontos e me impressionei com a confiança que demonstrou acelerando incrível na subida em diversas jogadas durante o torneio. Ao mesmo tempo vi Rafael Nadal até a final, passar o rodo em todos rapidamente, inclusive com o promissor jovem grego Tsitsipas. Aliás, fiquem de olho no grego este ano. Jogador talentosíssimo, inteligente e um esponja (aprende rapidamente suas lições).
Mas a final assustou. Djoko começou de forma contundente, pegando tudo na subida, acelerando muito rápido e movimentando Nadal de um lado a outro, não deixando o touro ter uma sequência de 2 bolas do mesmo lado. Aliás, Djoko é o único jogador que fica à vontade, e gosta das bolas carregadas de spin de Rafa. Ficou claro que Nole pegou Nadal de calças curtas, deixando o espanhol perdido na quadra, sem saber como reagir. Além da agressividade, suas bolas estavam fundas e qualquer bola um pouco mais curta, que Rafa deixava, ele desferia winners carregado de precisão e confiança. Seu nível mental estava nas nuvens.
"I had a great two weeks, being honest, I can't be sad."
🇪🇸 @RafaelNadal praises Novak Djokovic and reflects on a positive two weeks at the @AustralianOpen. #AusOpen
Read More ▶️ https://t.co/u5OP9CMOjN pic.twitter.com/LTND0aEgbO
— ATP Tour (@atptour) January 27, 2019
Uma coisa que me chamou a atenção também, foi a agressividade que disparou seus forehands, machucando bem mais, tanto com bolas fundas como anguladas, fazendo diversos winners. Sacou muito bem e preciso, variando bastante, possibilitando colocar em xeque Nadal, logo em seguida na segunda bola.
Demonstrou isso muito contundente, para fechar o segundo set:
1 ponto: saque e winner de direita
2 ponto: ace
3 ponto: ace
4 ponto: ace e fecha em 6/2.
Inicio do terceiro set, Rafa tenta slice, drop shot, e consegue com esforço fazer o primeiro game. Parecia que seria diferente, mas não foi. Nole faz seu serviço fácil e quebra Nadal novamente sacando com break. O touro teve 1 oportunidade com um break point no saque de Djoko no 3/2, Djoko sacando, mas o sérvio fechou as portas, fazendo seu saque 4/2. Foi a única oportunidade que Nadal teve para quebrar Djokovic. Novak mantendo a vantagem de 1 break, quebra novamente Nadal no 3/5, levando seu sétimo título para casa e assumindo o trono do Aberto da Austrália, como o maior vencedor do torneio.
🇷🇸 @DjokerNole defeats Rafael Nadal 6-3, 6-2, 6-3 to lift his 15th Grand Slam 🏆.
Read More ▶️ https://t.co/ADlHkr3wv7 pic.twitter.com/lCl8af5IxA
— ATP Tour (@atptour) January 27, 2019
Djokovic demonstrou novo nível a ser alcançado pelos outros jogadores. Merecidíssimo triunfo do tenista de Belgrado e muito por vir este ano de 2019. Até a próxima.
1 comment
Comments are closed.