Indian Wells foi dominado por dois incríveis talentos no masculino e feminino. A graciosa Elena Rybakina, com seu jeito tímido de menina, mas uma couraça nas atitudes e postura, superou a fortíssima, emotiva e carismática Aryna Sabalenka.
Elena e Aryna, travaram um duríssimo primeiro set, num jogo com características similares, quebras de saques em ambos os lados culminando com um super tenso tie-break. Ambas tiveram vários set points, onde Sabalenka demonstrou fragilidade, justamente no ponto que vinha trabalhando e evoluindo, a confiança no saques.
Quando um tenista enfrenta problemas de falta de confiança total em um determinado golpe como Aryna enfrentou no passado recente, e a enorme pressão surge num jogo importante como ontem, grande chance de sequelas virem à tona. Foi exatamente o que aconteceu com Sabalenka, onde o desespero quando errava seu primeiro saque, ficava evidente em suas feições, tornando a execução do seus segundo saques, um verdadeiro martírio de insegurança.
An amazing two weeks 🤗#TennisParadise pic.twitter.com/LwCyXMPVDY
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 19, 2023
Rybakina, do outro lado, cometia erros bobos em trocas de bolas no tie-break. Muitas vezes com set point a favor, decidiu em determinado ponto do tie-break em ir para a bola e acabou fechando o primeiro set. O desespero de Sabalenka, evidenciou-se em seu choro no primeiro game do segundo set, onde novamente abriria o set sacando. Na confiança de ter vencido o primeiro set, a cazaque deslanchou abrindo 5/2, jogando firme e decidida com seus potentes saques e golpes de fundo de quadra, contrariamente à sua adversaria, que lutava para voltar no jogo.
No 5/2 sem nada a perder, Aryna soltou o braço e esboçou reação, mas Rybakina fechou a porta vencendo o jogo e torneio de Indian Wells.
Caso os pontos de Wimbledon fossem válidos, Rybakina já estaria entre as 4 primeiras do ranking. Nessa semana, já estará na 7ª posição e tenho certeza que em breve estará lutando pela primeira posição.
Champ swag 😘#TennisParadise pic.twitter.com/xYViMLjaTX
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 20, 2023
No masculino, um showww de Carlitos Alcaraz. O jogador mais completo que já vi jogar, possui todos os golpes e se adequa a qualquer piso e velocidade. Também o biotipo perfeito de tenista. Incrível velocidade de braço, uma mão sensível capaz de sair de grandes velocidades e imprimir um drop shot perfeito, explosão, super movimentação e flexibilidade.
Em seus tenros 19 anos, possui atualmente 3 títulos de ATP Masters 1000 e 1 Grand Slam (US Open 2022). Também volta a conquistar o posto de número 1, sendo beneficiado pela ausência de Djokovic, barrado no país por não ter se vacinado.
It all comes down to this 📸#TennisParadise pic.twitter.com/l8vvRyDx0I
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 19, 2023
No jogo contra Medvedev, o jovem espanhol dominou completamente desde o início do jogo, trocando bolas com tranquilidade, variando a velocidade conforme a conveniência e aguardando o melhor momento para atacar, tanto de fundo disparando golpes certeiros de ambos os lados bem como com approachs e voleios.
Também com Medvedev ficando muito atrás nas respostas de saques, Carlitos sacou e voleou diversas vezes vencendo os pontos matando nos voleios. Penso que o sufoco de ter administrado toda a potência de Sinner, nas semifinais, o ajudou contra Medvedev. O russo não conseguiu machuca-lo com seus golpes de fundo.
Carlos being Carlos 🤷♂️@carlosalcaraz storms out of the gates to win the opening set 6-3.#TennisParadise pic.twitter.com/Onoloz3YZh
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 19, 2023
Alcaraz sempre muito verdadeiro e humilde, agradeceu e depositou grande parte de seu sucesso à Juan Carlos Ferreiro e seu team pelas orientações que segue cegamente. Com certeza um gigante diferencial ser treinado por um ex-número 1 do mundo e detentor de Grand Slams.
Mas isso não desmerece em nada os feitos de Carlitos, pois exige competência, talento e muita força mental para as realizações que o jovem espanhol vem conquistando.
The last two men to win the title and not drop a set…. 👇#TennisParadise | @Baccarat pic.twitter.com/6MibJfP3vB
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 20, 2023
Carlitos é um fenômeno, fora da curva e segue os passos dos Big 3, Federer, Nadal e Djokovic.
Certamente marcará com suas digitais a história do tênis no mínimo a próxima década.
Salve o novo rei Alcaraz!! Abraços e até a próxima.