Entenda como funciona o WTA Elite Trophy

Competição acontece no Zhuhai Hengqin International Tennis Center entre os dias 30 e 4 de novembro

Na última terça-feira (30) começou o WTA Elite Trophy, torneio final da temporada no circuito feminino de tênis. A competição disputada na cidade de Zhuhai, na China, terá em 2018 grandes nomes do circuito, mas mesmo assim gera dúvidas sobre o seu modo de disputa e classificação. Neste texto para o Blog Edu Oncins, você irá conhecer mais sobre o torneio.

Modo de classificação

Para jogar nas quadras indoors chinesas é preciso estar bem classificada no ranking. Garantem presença diretamente as onze melhores tenistas da temporada que não disputaram o WTA Finals, realizado em Singapura pela última vez na semana passada. A décima segunda jogadora é definida através de um convite.

Neste ano, estão presentes na competição pelo critério principal a russa Daria Kasatkina, a letã Anastasija Sevastova, a bielo-russa Aryna Sabalenka, a belga Elise Mertens, a alemã Julia Goerges, a norte-americana Madison Keys, a francesa Caroline Garcia, a australiana Ashleigh Barty e a chinesa Wang Qiang. Número #36 do mundo, a tenista local Shuai Zhang foi contemplada com o wild card. As altenantes são a romena Mihaela Buzărnescu e a taiwanesa Hsieh Su-wei.

Formato de disputa

As convocadas para disputa são divididas em quatro grupos com três tenistas em cada um deles. Uma curiosidade é que desde 2016 os grupos são nomeados com nomes de flores.

Confira os grupos da edição 2018:

Grupo Azaleia: Kasatkina, Keys e Qiang

Grupo Carmélia: Sevastova, Muguruza e Zhang

Grupo: Orquídea: Sabalenka, Garcia e Barty

Grupo Rosa: Mertens, Goerges e Kontaveit

As vencedoras de cada grupo se encontram nas semifinais, onde duela pela vaga na decisão. Quem conquistar o torneio irá faturar 700 pontos. A premiação total distribuída para as competições de simples e duplas é de U$2,349,363.

Campeões ilustres

venus williams karolina pliskova wta elite trophy
Foto: Divulgação/WTA

Em sua quarta edição nesta temporada, o torneio volta a trazer nomes de peso para a disputa, como a ex-número #1 Garbine Muguruza e a semifinalista do US Open 2017 Madison Keys.

Nos anos anteriores, outras grandes jogadoras duelaram pelo título do torneio. O destaque principal é a americana Venus Williams, campeã na edição inaugural depois de duelo equilibrado contra a tcheca Karolina Pliskova. No ano seguinte, foi a vez de Petra Kvitova (ex-top #2) derrotar a jovem ucraniana Elina Svitolina, campeã do WTA Finals deste ano. A alemã Julia Goerges tentará defender o título após ficar com o troféu em 2017.

Confira as finais das edições anteriores:

2015 – Venus Williams 7/5 e 7/6 (8-6) Karolina Pliskova

2016 – Petra Kvitova 6/4 e 6/2 Elina Svitolina

2017 – Julia Goerges 7/5 e 6/1 CoCo Vandeweghe

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: