Sem dúvida uma das grandes jogadoras do circuito, Garbiñe Muguruza termina o ano de 2021 com os louros de sua dedicação. Mugu, como é carinhosamente chamada pelos fãs, havia chegado ao posto de número 1 do mundo em 11 de setembro de 2017, conquistando um vice de Wimbledon em 2015, campeã de Roland Garros em 2016 e Campeã de Wimbledon em 2017.
Sempre elogiei muito Muguruza com seu estilo agressivo do fundo de quadra e jogando sempre para frente buscando a definição dos pontos. Com um físico atlético e privilegiado para o tênis, carismática e bela também nos ‘holofotes’, a espanhola começou a ser muito requisitada fora das quadras.
O glamour das conquistas começaram a falar bem alto no backstage do tênis, e como várias outras jogadoras onde aconteceram as mesmas situações, Garbiñe se deixou levar pelos holofotes. No caso oposto de Naomi Osaka, que demonstra não gostar de toda a atenção, a espanhola adora posar para uma câmera e fotografias. Sabe como nenhuma outra jogadora explorar todo o seu charme e logicamente com todos seus atributos ser muito requisitada por patrocinadores e eventos fora quadra.
Garbiñe Muguruza
— Christopher Clarey 🇺🇸 🇫🇷 🇪🇸 (@christophclarey) November 18, 2021
French Open ✔️
Wimbledon ✔️
No. 1 ✔️
WTA Finals ✔️
One of the very best of this era and at 28, plenty of time for her and coach Conchita Martinez to keep checking big #tennis things off the list #getty pic.twitter.com/7FxvA0YqrP
Até ai muito bom, contratos e muito dinheiro em jogo, mas houve um porém. Garbiñe deixou de lado um pouco sua prioridade máxima que é performar como tenista profissional e buscar sua melhor performance e resultados. Várias jogadoras caem nessa armadilha e depois tem muita dificuldade para encontrarem o seu melhor e conquistar grandes vitórias, como os títulos de Grand Slam.
Essas mesmas jogadoras continuam no circuito mas não com o mesmo destaque de antes. Um exemplo disso é a canadense Genie Bouchard, que foi finalista de Wimbledon e depois da fama, perdeu seu melhor tênis. Sempre comentei muito sobre isso nas lives que faço no Instagram.
A jogadora espanhola de 2017 até sua volta por cima com a conquista do torneio de Chicago e agora o WTA FINALS de Guadalajara, lutou muito para chegar aqui. Sem dúvida, a treinadora e gigante ex-top Conchita Martinez tem um grande papel nisso. Garbiñe conseguiu amadurecer nesse tempo e colocar em ordem sua cabeça e suas prioridades.
Muguruza: “Overall I think it’s the best year for me. I might not have won a Grand Slam, but I deeply feel like I’ve been happier and more stable, less dramatic, and in general very happy about it.”#AKRONWTAFinals pic.twitter.com/OaLr5uolCt
— WTA Insider (@WTA_insider) November 18, 2021
Hoje, Mugu é um exemplo de fórmula que deu certo entre sua maior prioridade que é ser uma gigante tenista profissional e sua agenda fora das quadras monetizando suas conquistas. Penso que todas as profissionais do circuito deveriam observa-la muito.
Fico muito feliz de ver novamente uma de minhas favoritas voltando aos grandes resultados.
Viva a rainha espanhola Garbiñe Muguruza.
Fim de temporada WTA. Até a próxima!