A primavera se aproxima e brotam inúmeros talentos fantásticos para florir o circuito profissional.
Primeiramente precisamos agradecer eternamente as lendas vivas, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray e outros mais.
Sem dúvida, eles são os responsáveis por essa incrível leva de jogadores que afloram nesse maravilhoso US Open 2021. Com seus jogos lendários e evolução constante em praticamente 2 décadas, eles fizeram com que o mundo do tênis trabalhasse em busca de mais, sempre mais.
Melhores técnicos, preparadores físicos, nutricionistas, fisiologistas, fisioterapeutas, ciência esportiva. Sempre acompanho o que está acontecendo em termos de treinamento e novidades. O treino e preparo mudou muito, com técnicas funcionais e treinos pontuais em quadra.
O treino e preparo tem visado não só a alta performance bem como a longevidade da carreira do profissional. A aceitação bem maior de profissionais da psicologia, está ajudando aos grandes talentos a se conhecerem melhor e vencer seus obstáculos internos.
Particularmente estou maravilhado com o altíssimo nível e gratas surpresas nesse US Open.
Logicamente triste por não termos Nadal e Federer, que na minha opinião são o máximo exemplo de esportividade, luta, dedicação, profissionalismo, verdadeiros modelos a serem seguidos por qualquer esporte.
Mas, estou muito feliz em ver o amadurecimento de jogadores que torcemos muito e outros que torcemos um pouco menos, mas todos num nível altíssimo.
A exemplo do que estamos vendo Alexander Zverev jogar, com confiança, seguro e mega agressivo demonstrando todo seu potencial, é prova de como um jogador bem assistido e bem trabalhado, consegue superar seus inimigos internos, pois certamente são os piores.
So SOLID Zverev!
— We Are Tennis (@WeAreTennis) September 6, 2021
Last year's runner-up defeats Jannik Sinner to reach the US Open quarter-finals 6-4 6-4 7-6 pic.twitter.com/0GTa3sHns5
Ao longo do tempo vimos estrelas cadentes aparecerem, nos encherem de alegria, sumirem repentinamente, e ainda presenciamos isso atualmente.
Também estamos vendo jogadoras no feminino, que estão passando por maus bocados, lutando para voltar, algumas se perdendo por eventos externos, onde misturaram estações e deixam que isso atrapalhe seu principal objetivo que é jogar tênis. Cabeça, cabeça, cabeça…
Que essas tenistas possam fazer as pazes com suas cabeças e abracem seu melhor tênis com tudo novamente. Mas o lado maravilhoso se apresenta também.
No masculino, além de Zverev, temos Medvedev, Rublev, Tsitsipas, Opelka, Hurkacz, Shapovalov, Sinner e Carlos Alcaraz, jovem espanhol que aflorou com tudo nesse US Open.
Carlitos já despontava como um grande talento e surpreendentemente bateu Tsitsipas num jogo incrível, seguiu ganhando e está nas quartas de final de um Grand Slam sendo aclamado como o sucessor de Nadal.
The future is now for Carlos Alcaraz. pic.twitter.com/OkysItHakV
— US Open Tennis (@usopen) September 6, 2021
Mas muita calma nessa hora, pois são muitos jogadores de altíssimo nível e penso que será muito difícil um grupo de poucos jogadores monopolizar os grandes resultados como foi com os Big 3. Digo foi, pois não vejo Djokovic ganhando tudo como alguns falaram.
Quando Federer e Nadal estavam no seu auge, a atenção era bem dividida e Djoko era meio que o ‘Underdog’ da parada, sempre brigando pelo seu espaço e atenção.
Agora, todos os holofotes, atenção e PRESSÃO estão sobre ele, e isso é uma grande novidade para o Nole. Será que ele sustentará resultados incríveis com tudo isso? Por quanto tempo? As Olimpíadas nos mostraram um aperitivo do que pode ser.
Mas vamos complementar esse jardim da primavera que se aproxima com lindas flores:
Que brotem mais tenistas como Leylah Fernandez, Emma Raducanu, nossa Luisa Stefani e toda essa maravilhosa leva de jogadoras do leste europeu, que não param de brotar e nos deleitar com beleza e tênis.
🇨🇦 @leylahfernandez is rising to the occasion pic.twitter.com/Wb5s9O93Yl
— US Open Tennis (@usopen) September 5, 2021
Excelente segunda semana de US Open a todos e domingo próximo às 20:00, farei minha live com meu parceiro Vinicius Araujo, comentando e analisando tudo isso ao vivo.
Abraços e até a próxima.