Sem dúvida, um dos fatores mais determinantes para se obter resultados significativos em uma partida de tênis, é saber observar e usar de forma adequada os momentos que se apresentam.
Vemos principalmente nos juvenis e jogadores amadores, simplesmente atropelando partidas, muitas vezes saindo de um jogo e não sabendo o que aconteceu direito, perdendo ou ganhando.
Depois de aprendido a mecânica e alcançando um determinado nível, entra em cena o xadrez do tênis.
Observamos em um nível elevado que muitas vezes uma mudança pequena em estratégia, pode alterar completamente o resultado de um jogo.
Os momentos se mostram em diversas ocasiões, algumas a seguir:
Importante usar a virada de lado para descansar a cabeça, buscar relaxamento e renovar as forças. Observar se está vencendo a partida, manter a energia em alta com pensamentos positivos e reafirmando mentalmente o que deve ser mantido.
Caso esteja perdendo, primeiro acalmar os pensamentos, observar num estado analítico e não critico, o andamento da partida, o que vem ocorrendo e o que é possível fazer diferente. Persistir e continuar jogando sem pensar, em um jogo onde se está perdendo, é suicídio.
Entenda que muitas vezes pode acontecer do seu adversário começar um jogo incrivelmente, vencer o primeiro set e depois deixar cair a energia. Nunca deixe abater-se caso perca o primeiro set. Continue focado e observe atentamente seu adversário. Muitas vezes ele lhe dará sinais, e você tem que estar atento a eles:
Ele pode começar a errar bolas mais fáceis que no primeiro set, pode perder a intensidade relaxando diminuindo a velocidade do jogo, perder a intensidade na movimentação. Esses são alguns sinais que os grandes jogadores como Nadal principalmente, que está 100% focado nesses momentos.
Um belo exemplo foi a final de Roma no domingo passado entre Djoko e Rafa Nadal.
😍 This moment! 😍#IBI21 #FlyBetterMoments #FlyEmiratesFlyBetter @emirates pic.twitter.com/SOoKA8uAX2
— Internazionali Bnl (@InteBNLdItalia) May 16, 2021
O primeiro set foi disputadíssimo onde o detalhe esteve principalmente na capacidade de defesa do espanhol e na transição do defender-se e logo em seguida conseguir mudar e comandar pontos importantes.
Rafa sabia que era crucial iniciar o jogo contra Djoko com a energia lá em cima. Num jogo como o deles, em que se conhecem tão bem, vencer o primeiro set num jogo em melhor de 3, faz com que a confiança suba e o jogador se solte mais. Nole percebeu como Nadal estava levando o jogo e se continuasse do jeito que estava seguindo, perderia a final em 2 sets.
O sérvio fez sua análise rapidamente, percebeu o momento e viu que teria que assumir mais riscos sendo mais agressivo. Enxergou que se não mudasse no início do segundo set, o jogo ficaria cada vez mais sob comando de Rafa.
Mudou movimentando muito mais o espanhol, acelerando de lado a lado, bem mais agressivo posicionando-se bem mais em cima da linha, dificultando a possibilidade de Rafa comandar, usando muito o contrapé e drop shots cirúrgicos. Aliás, os dois jogadores utilizaram os drops magicamente. Nole venceu o segundo set num contundente 6/1 com o espanhol tentando achar um caminho constantemente.
Eis que começa o terceiro set, Rafa mantendo sua energia lá em cima e atento a todos os momentos. Achou com seu backhand mais alto com topspin fundo no backhand de Djoko, um espaço, onde começou a quebrar o ritmo do sérvio e encontrar oportunidades de reverter os constantes ataques. Lutou feito um gato dentro de um saco para manter seu saque num 2/2 onde Nole teve vários break points, e fez 3/2.
Percebeu na virada que era a hora de fazer o break, deu 1000% de atenção ao momento. Conseguir aquele game era tudo, quebrar e segurar-se depois. Enxergou que Djoko relaxou um pouco e por conseguir manter sua intensidade altíssima, nessas horas consegue maximizar seus esforços e aproveitar muito, qualquer oportunidade que se abra.
Congratulations to Rafa. Still exciting to meet in the finals 💪🏼
— Novak Djokovic (@DjokerNole) May 16, 2021
Grazie mille a tutti! Thank you everyone for your support in Rome! ❤️ pic.twitter.com/6IN09QEqA1
E o resto foi história, Rafa levando Roma pela décima vez.
Manter intensidade e observar os poucos e decisivos momentos, fizeram a diferença nessa vitória do espanhol.
Aprendam a observar os momentos importantes e jogar melhor o xadrez do tênis.
Abraços e até a próxima.
3 comments
Comments are closed.