“Algum dia todos se sentirão fisicamente derrotados, mas um campeão quase nunca se sente derrotado mentalmente” – Chuk Knoll
O tema da postagem de hoje é motivação. O(s) motivo(s) que nos levam a ter a ação de jogar, levantar cedo pra treinar, dependendo a fase em que está no tênis, estudar, alimentar-se de forma adequada e deixar outras coisas de lado, como sair muitas vezes ou deixar viagens de lazer de lado.
Você, tenista, já parou pra pensar os motivos que faz você seguir em frente?
Essa pergunta não tem uma resposta certa porque isso depende dos valores de cada um e dos motivos que faz com que você se motive, desde o prazer em jogar tênis até a vontade de ser um tenista profissional.
Leia também:
+ O triunfo colossal de Nadal em Barcelona
É por isso que consideramos os motivos intrínsecos, que são os motivos internos que te mobilizam a ter uma ação, como por exemplo, alcançar ser um tenista profissional e os motivos externos, as recompensas, como, os prêmios, o status e o ganho financeiro com o tênis.

Então, podemos dizer que consideramos mais os motivos intrínsecos ou extrínsecos?
Depende dos seus valores, daquilo que você prioriza e também da situação e o momento em que está na sua vida. Uma sugestão importante é tomar essas decisões considerando os seus valores pessoais. A outra dica é motivar os outros e se motivar no seu próprio ambiente de treino, como treinar com seriedade, levar o seu bom humor e espírito de equipe ao grupo e ao treinador, considerando os momentos do seu treino.
Agora que você já refletiu sobre a sua motivação, já definiu os seus objetivos, comece a colocá-los em prática e analisar as estratégias para alcançá-los.
Até a próxima postagem!
Um forte abraço.
Ms. Luciana B. Meireles – Especialista em Alta Performance – Psicóloga do Esporte e Clínica.
1 comment
Comments are closed.