Aprenda a elevar o nível de jogo assumindo as responsabilidades

Entenda como elevar o nível de jogo no tênis com dicas essenciais para assumir mais responsabilidades em quadra

Um fato recorrente na minha carreira de treinador com todos os níveis de jogadores, sejam amadores ou profissionais, é a procura por evoluir e subir seu nível de jogo. Até aí, nenhuma novidade.

Confira também:

+ Acesse o canal Edu Oncins, veja dicas exclusivas e jogue melhor/

+ Escute o último Edu Oncins Tennis Cast!

Mas no que implica isso?

Vamos por etapa aqui:

Como os tenistas amadores podem elevar o nível de jogo?

O jogador me procura para corrigir ou melhorar determinado golpe. Conversamos, explico o racional (importantíssimo o aluno entender e concordar com o racional, pois não terá volta), estabelecemos um plano de treinos e mãos à obra.

Caso seja uma mudança de mecânica, é imprescindível tempo de adaptação, onde o aluno necessitará espaço, sem a pressão para poder praticar o que foi modificado. Logicamente o tempo de adaptação dependerá da dedicação e treino constantes da forma que foi proposta.

O que acontece muitas vezes é o aluno vir com aquela conversinha: “Edu, posso começar a usar com maior frequência isso que estamos modificando quando estiver mais acostumado?”

Minha resposta:

Absolutamente não.

Uma vez alterado é olhar para a frente e não tem volta. O aluno irá passar por uma alteração em seu reflexo, construir uma nova sinapse. Isso não significa que a antiga será apagada.

Ela estará sempre na cabeça e o que tem que prevalecer com o tempo e prática é a nova que foi construída. Isso implica em assumir e tentar realizar todas as vezes o que foi proposto. Não adianta fazer de vez em quando ou quando acha que estará mais seguro.

Certamente cometerá mais erros no início, mas aos poucos começará a acertar e ganhar confiança.

Imprescindível entender e assumir o que foi proposto. Quanto mais realizar conscientemente, mais rápido a mágica acontecerá. Caso fique oscilando, não fara bem o proposto e muito menos o antigo. Ficará entre as 2 situações, que certamente é o pior dos mundos.

como evoluir o nível no tênis. dominic thiem 2020

Como os jogadores de alto rendimento podem evoluir?

No alto rendimento, a ideia de assumir mais riscos faz parte da evolução de nível para o jogador.

Não adianta ser um leão de treino e gatinho no jogo, como escrevi em matéria a tempos atrás.

Um exemplo clássico:

O jogador sabe que precisa enfiar a mão no seu primeiro saque e fica somente colocando o saque na quadra porque está com medo.

Como ganhará confiança em seu jogo, e principalmente nos momentos de decisão, se está alimentando sua insegurança ao invés de sua certeza?

Outro exemplo clássico:

Os tenistas trocam bolas de fundo e, em determinado momento, sobra aquela bola no meio da quadra.

Nesse momento, o jogador deveria soltar o braço, indo para uma bola ganhadora ou realizar um approach e subir à rede. Ao invés disso, somente coloca a bola na quadra sem realizar o que deveria ser feito.

elevar o nível de jogo vasek pospisil

Como elevar o nível do jogo dessa maneira?

Se o jogador faz o que tem de ser feito com determinação e consciência, poderá até errar, mas coloca isso na sua conta, sabendo que quando acertar alimentará incrivelmente sua confiança e terá vontade de repetir o feito.

Quanto mais realizar e for acertando, aquele risco calculado fará parte da sua rotina e não será computado em sua mente como um risco.

E assim para todo o jogo.

Subir de nível implica em assumir riscos.

Pratique isso e certamente elevará seu jogo a outro patamar.

Grande abraço e até a próxima.

Escute o Edu Oncins Tennis Cast com dicas exclusivas para quem quer evoluir o nível do jogo:

1 comment

Comments are closed.

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: