Oleaginosas: saiba as vantagens do grupo alimentar das castanhas, nozes e amendoins para atletas

O grupo de oleaginosas é composto pelas castanhas (Pará, de baru, do-brasil e caju), nozes, amêndoas, amendoim, pistache, etc; estão presentes em diversas preparações culinárias e comumente são consumidas isoladamente por serem excelentes opções para pequenas refeições.

O Guia Alimentar Para População Brasileira (2014) recomenda o consumo de oleaginosas em conjunto com uma alimentação composta por grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e alimentos de origem animal, por constituírem uma base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada e culturalmente apropriada.

As oleaginosas são fontes de proteínas, minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), compostos antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, síndrome metabólica e hipertensão, diminuem o risco de acidente vascular encefálico possuem ação anti-inflamatória, antiproliferativa, antiviral, quimiopreventiva e efeitos hipocolesterolêmicos.

AA026294
Grupo alimentar serve de base para alimentação balanceada e é fonte de nutrientes essenciais para o corpo

O consumo regular de oleaginosas podem contribuir com o controle da  pressão arterial e diabete, auxiliar no aumento da imunidade, na perda de peso, perda de gordura visceral, saúde vascular e também na prevenção ao envelhecimento precoce. Atuam ainda, no fornecimento de substratos para flora intestinal, o que regula o trânsito intestinal.

As oleaginosas, especialmente a versão sem sal, são versáteis e podem ser combinadas com diferentes alimentos. Este alimento pode ser consumido com cereais, frutas e lacticínios. Também podem ser ingeridas como complemento de saladas e pratos quentes, como o frango xadrez que leva a castanha de caju ou amendoim, o arroz com castanhas e as massas recheadas com nozes, e ainda podem ser incluídas em pães, bolos e doces.

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: