Entenda como o método da visualização pode ajudar os tenistas

Por: Ms. Marisa Agresta

Nos últimos vinte anos, uma das técnicas de Treinamento Mental mais utilizada em Psicologia do Esporte tem sido a Visualização. Visualização é o processo de criar imagens na mente, de eventos passados ou futuros, ações ou experiências. É pensar em imagens ao invés de palavras. Durante esta técnica, o atleta pode imaginar uma série de movimentos.

A sua utilização no tênis é muito positiva, pois colabora para a execução mais harmoniosa dos fundamentos, aperfeiçoando-os e fortalecendo a sua aprendizagem.

A visualização também prepara o atleta psicologicamente para a disputa competitiva. Para conquistar uma performance ideal em uma competição, ele deve enfrentar alguns obstáculos (espectadores, imprensa, expectativa dos pais e técnicos, ou mesmo a pressão que ele próprio exerce sobre si mesmo, muitas vezes devido à falta de autoconfiança). Todos estes fatores podem gerar um estado de desequilíbrio emocional.

Desta forma, a visualização auxilia o atleta proporcionando um preparo mental em forma de aquecimento psicofisiológico, onde são acionados centros neurofisiológicos necessários à disputa competitiva, o que significa um treino de autocontrole das emoções, pensamentos e reações para a regulação destes estados de desequilíbrio mental.

FORÇA MENTAL

Visualização dica psicológica tenistas
Foto: Philippe Montigny / FFT

Os atletas que frequentemente usam a força mental sentem-se autoconfiantes e desenvolvem maior controle emocional. Quando o atleta visualiza os golpes de forma clara e viva, o cérebro manda mensagens elétricas para os músculos na mesma sequência de quando ele se movimentou durante os treinos, isto é, o cérebro não diferencia se estamos realmente realizando o movimento ou apenas imaginando. Em laboratórios é possível ver os músculos da coxa e dos ombros realizando movimentos voluntários enquanto o atleta pratica a imaginação (visualização).

A única diferença é que a intensidade não é tão alta e suficiente para fazer os músculos se moverem em grande amplitude.

ONDAS CEREBRAIS

O cérebro emite ondas constantemente. A frequência e a amplitude das ondas podem ser medidas com um aparelho chamado eletroencefalograma (EEG). Os estados de humor, as emoções e o nível de tensão muscular estão diretamente ligados às atividades das ondas cerebrais. Quanto maior a tensão física do atleta, maior a frequência e a amplitude das ondas.

MEDITE!

Desta forma, podemos compreender por que devemos praticar com os atletas o treinamento de controle da respiração, treinamento de meditação, yoga e o porquê de se utilizar músicas suaves para o relaxamento. O que ocorre é que a crítica e o pensamento de defesa aparecem quando as ondas cerebrais estão muito ativas e durante o relaxamento, (que diminui a frequência das ondas), a mente está mais aberta e receptiva. Então, o ideal é colocar o atleta em relaxamento físico para realizar o treino de visualização.

Dicas Psicologia Tenistas Novak Djokovic 2019 Roland Garros
Foto: Philippe Montigny / FFT

EEG neurofeedback é a área de treinamento das ondas cerebrais. Vários pesquisadores têm estudado o modelo neurológico específico que ocorre durante períodos de máxima performance, fazendo o mapeamento das zonas cerebrais e detectaram que o bom desempenho esportivo está diretamente ligado à estimulação de uma área específica do cérebro. Esta área é estimulada com o exercício de visualização.

Os grandes competidores são grandes visualizadores mentais, pois têm aprendido a se projetar no futuro atuando com objetivos importantes.

Existem algumas regras para praticar a visualização e são muito fáceis. Você pode começar esta semana mesmo. Bom trabalho!

  • Pratique regularmente a visualização por períodos curtos. O limite da prática é de 5 a 10 minutos.
  • Inicie a prática com um relaxamento
  • Visualize um jogador top ten e “se veja” jogando no lugar dele, com a mesma perfeição.
  • Procure visualizar com cores procurando “ver” a situação mais viva possível.
  • Visualize os fundamentos que você deseja melhorar sendo executados de forma correta.
  • Visualize-se jogando com tranqüilidade e confiança.
  • Planeje mentalmente as suas atitudes perante alguma dificuldade na partida. Neste momento visualize-se respirando profundamente e com pensamentos positivos e elevados!

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: