Treino no paredão: use e abuse, mas corretamente

O famoso paredão é o eterno amigo de todos os tenistas no mundo todo.

É usado na falta de parceiro, no aquecimento por falta de quadras e como treino. Para isso, é crucial prestar muita atenção em como se treina contra o invencível amigo.

Como todo remédio, deve ser administrado e utilizado da forma correta para bons resultados. Usado erroneamente, pode ser um veneno para seus golpes.

Adianto aqui minha homenagem ao grande pupilo Mario Fleck, fonte de inspiração para essa matéria. Nesses recentes tempos pandêmicos, meu pupilo retirou-se para sua casa de veraneio onde tem uma casa e quadra maravilhosas, me questionando a respeito de fazermos treino on-line no paredão, respondendo prontamente que sim.

Mario é um dos grandes executivos, empresários de nosso país, e sempre fico admirado pela sua gigante força de vontade e determinação, imprescindíveis componentes para se obter sucesso em qualquer área.

Resumo da opera, nosso treino on-line de 3 a 4 vezes por semana, (até que possamos voltar aos treinos normais em quadra), está sendo um grande sucesso, com resultados significativos.

IMG-20200517-WA0021

Em um par de semanas já podia mensurar a evolução, no controle da batida, no domínio da face da raquete, na habilidade de controlar direcionamento, alturas e velocidades. 

O treino dura 1 hora, e muitas pessoas podem pensar que seria uma eternidade contra uma parede que volta tudo. Mas garanto que não. Desenvolvi e estou desenvolvendo, vários tipos de exercícios e o tempo passa voando. Terminamos todos os treinos com uma sexta cheia de bolas no saque.

Um episódio no início de minha carreira ainda como juvenil, mês de janeiro chovendo todos os dias. Nessa época morava atravessando a rua do Clube Banespa. Como não tinha quadras disponíveis por conta das chuvas, eu ia ao ginásio coberto e batia em média 4 horas por dia. Tinha 14 anos e somente pude jogar em quadra poucos dias antes do Campeonato Brasileiro da Mocidade no Clube Paineiras. Final feliz, venci o torneio sem perder nenhum set. 95% graças ao paredão.

Mas vamos a alguns pontos importantes para um bom e produtivo treino:

  1. Faça um bom alongamento, principalmente para seu punho, pois realizara repetições diversas onde seu corpo será exigido.
  2. Comece fixando um ponto acima da linha na parede que espelha a fita da quadra. 1 metro acima, mais ou menos.
  3. Foque primeiramente em 1 golpe de cada vez, posteriormente podendo alternar entre forehand e backhand.
  4. Comece devagar mais de perto e depois afastando, mas mantendo o ponto e controle na parede, até poder desferir seus golpes em full swing e terminações. *Não fique batendo forte com curtos backswings e curtas terminações. Isso fará com que você endureça seu braço e consequentemente seu movimento para a batida.
  5. Treine uma rápida preparação para os golpes, baseando-se na batida da bola na parede, logo antes de voltar para você. Bateu na parede, abra seu braço para o golpe seguinte. * Não espere para abrir o braço quando a bola estiver perto de você, acarretando no habito de bater atrasado, ou usar o punho para compensar, acarretando em maus vícios.
  6. Treine muito bate-pronto, ajudando a desenvolver controle, velocidade e uma mão habilidosa.
  7. Os voleios devem ser treinados com a cabeça alta, com o punho sustentando a raquete em V. Cansa bastante, mas fortalece o punho de forma adequada.*Não fique voleando com a raquete baixa, como uma frigideira na mão, batendo a bola para cima. Estará treinado errado. O que tem que baixar é seu joelho para volear, com sua cabeça da raquete, baixando somente em bolas muito baixas ultrapassando o limite dos seus joelhos.
  8. Trabalhe todos os seus golpes com movimentação de pernas e giro de ombros correspondentes aos golpes executados. * Não fique batendo com o corpo totalmente de frente, sem giro de ombros, utilizando somente o braço. Péssimo para sua mecânica como um todo.

Bom aqui foram algumas dicas de como usar adequadamente o querido paredão.

Não conte com o erro dele,rssss, use-o como um eterno parceiro para todas as horas e todas as bolas, rssss.

Em breve disponibilizarei vídeos com vários treinos e exercícios diversos no paredão.

Ótimo treino e até a próxima.

Os comentários estão encerrados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑