A psicologia dos espaços no tênis

September 4, 2019 - Rafael Nadal in action against Diego Schwartzman in a quarterfinal match at the 2019 US Open. (Photo by Darren Carroll/USTA)

A coisa mais normal que vemos principalmente nos torneios juvenis, também no profissional é o uso inadequado dos vários espaços e tempos, que existem em uma partida de tênis.

O nervosismo e a ansiedade geralmente predominam nos jogos dos menos experientes. Dentro de uma estratégia adequada, obrigatoriamente esses espaços deveriam ser muito exaltados e trabalhados.

A importância do aprendizado no amadurecimento, no domínio do ritmo de uma partida, no controle emocional, direcionamento correto da energia, adequação de estratégia, capacidade de decisão firme no que se propõe, passam obrigatoriamente pelo entendimento e domínio desses espaços. Quanto maior o entendimento e aproveitamento desses espaços, maior a maximização do potencial de um jogador.

Muitas partidas são decididas por esse motivo. Em várias ocasiões vemos jogadores com potencial alto perder uma partida para um outro de menos potencial, justamente pelo segundo jogador saber usar melhor os espaços e maximizar o que consegue fazer de melhor.

Mas vamos detalhar isso em maior profundidade:

  1. Os minutos que antecedem uma partida devem ser destinados a uma mentalização no que deve ser feito em determinado jogo, como uma forma de repassar uma lição de casa mentalmente. A ideia é visualizar como se quer jogar dentro de estratégia determinada, priorizando a característica de cada jogador. Uma vez feito isso, é preciso respirar calmamente tranquilizando a mente.
  2. Quando começar o aquecimento de 5 minutos, a dica aproveitar esse tempo com intensidade para que comece o jogo já em ritmo. Começar o jogo vencendo seu saque ou logo quebrando o saque do adversário podem ser determinantes num set e jogo.
  3. Aproveite com calma os 25 segundos entre os pontos, recuperando o ritmo respiratório e procurar pensar no que está acontecendo na partida e possíveis medidas mais imediatas no ponto a seguir. Acontece muitas vezes de o jogador não prestar muita atenção no que está fazendo nos pontos. Ex: repetir os mesmos primeiros saques, ficando obvio ao seu oponente, facilitando a decisão na resposta de saques. Nunca devemos esquecer no caso do sacador, que além de sacar bem a variação é fundamental para a possível confirmação do saque.
  4. No caso do receptador, usar o espaço dos 25 segundos entre os pontos e pensar como o sacador está posicionando seus saques. Alguns sacadores seguem alguns padrões, e se isso for observado pode facilitar e muito uma possível quebra de saque.
  5. Os espaços entre os games nas viradas deveriam ser mais utilizados para acalmar a mente, como um novo start. Se está tudo ok e o jogo indo a favor do jogador, simplesmente acalmar e reorganizar-se energeticamente. Caso a situação esteja desfavorável, primeiro acalmar-se e pensar em possibilidades de mudança de estratégia, atitude e ritmo.
  6. O espaço que antecede o primeiro saque:

6-1- Logo antes do primeiro e segundo saques, a decisão do que se deve fazer é fundamental para o êxito. Ex: decidir que irá bater firme no meio. Não adianta pensar uma coisa e fazer outra. Decidiu, não mude durante a execução. A firme decisão acarreta infinitamente em maior possibilidade de êxito.

Talvez o espaço mais importante em uma partida de tênis. O tempo que o jogador tem entre uma batida e outra durante o ponto. A cabeça tem que estar determinada e decidida no que se propôs. Exemplo: se decidi jogar mais agressivo e sei que preciso bater e atacar a bola, não adianta em nada mudar no meio do caminho e não bater na bola. Colocar dúvidas nesse ESPAÇO somente tira a confiança cada vez mais durante uma partida. É preferível perder o ponto realizando ao que se propôs, do que perder um ponto tendo mudado a decisão no meio do caminho, duvidando de si mesmo.

QUANTO MAIS SE DECIDIR E REALIZAR O QUE SE PROPÔS, MAIOR A CHANCE DE ACERTO.

Isso é o que se chama, aprender e cultivar a se ter confiança.

MAIS DECISÕES FIRMES, MAIOR CONFIANÇA E NIVEL DE JOGO ELEVADO.

Então pessoal, vamos observar com maior atenção os espaços numa partida de tênis.

Até a próxima.

Close
Portal Edu Oncins 2018-2024 © Todos os direitos reservados
Close

Descubra mais sobre Portal Edu Oncins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading