O assunto é muito amplo e serve para tudo que fazemos. A ansiedade para conseguirmos o que queremos em qualquer âmbito de nossas vidas, nos atrasa, retarda e nos cega para enxergarmos as soluções. Igualmente no tênis. Nosso esporte demanda tempo, quilometragem, resiliência e muita observação. Aqui estou comentando em todos os níveis do nosso amado esporte.
No iniciante, para dar seus primeiros passos, necessariamente a calma em aprender, respeitar o tempo e procurar replicar quando não estiver junto ao seu mentor, é fundamental. O que muitos fazem é ter suas primeiras aulas e logo querer jogar jogos com amigos, batendo na bola de qualquer jeito desde que a bola passe da rede. Esse é um dos piores erros pois colocam a competição na frente da execução correta.
O tênis é uma série de reflexos condicionados corretamente, criando as famosas sinapses em nosso cérebro, fazendo que após algum tempo de treino correto, possamos executar os golpes no famoso automático. Na realidade esse automático, somente acontecerá após muito tempo de treino. Se observarem vários vídeos de grandes jogadores treinando, TODOS realizam exercícios (drills) de fixar o golpe e mecânica correta.

O tênis é um esporte que envolve diversas ações que levam obrigatoriamente a uma execução de excelência, devendo estar harmônicos. Exemplo: Se caso falhe a preparação(braço) sem estar com a movimentação (pernas) adequada, o golpe não será executado com maestria, acarretando possível erro. Tenho alunos de diversos níveis e alguns preciso constantemente acalmar no processo e fazer que entendam que não é possível abraçar o mundo num dia de treino.
Alguns são muito engraçados e já pela cara que chegam disparam como uma metralhadora, que em seu jogo anterior, observaram que precisam melhorar 30 coisas mais ou menos. O pior disso é que a maior parte dos erros é por medo, ansiedade e atropelo da situação. Repito inúmeras vezes, que para potencializarmos resultados, o foco deve estar na performance e que o resultado é consequência.
Se conseguirem colocar o foco em apenas um detalhe por semana, aprendido no treino, a atitude impactará substancialmente no jogo, exemplo: Nessa semana meu foco estará na movimentação adequada. Isso impactará diretamente nas trocas de bola, certamente chegará com mais facilidade para montar sua base para a execução do golpe.

Outro exemplo: Nessa semana meu foco estará em observar a bola, assim que meu adversário bater na bola, preparando meu golpe o quanto antes. Se a cada semana você mantiver o foco num determinado detalhe, também repetindo o foco se quiser por mais tempo, se achar necessário, certamente fará muita diferença na sua evolução.
Quando temos resiliência e calma no aprendizado, o resultado é observado rapidamente. No mundo dos profissionais, pequenos detalhes fazem enorme diferença. As estratégias são montadas nos tendões de Aquiles, onde os treinadores observam constantemente em seus pupilos deixando-os cada vez mais completos. Também observam onde poderão explorar nos adversários.
Nos profissionais, a ansiedade impacta numa série de fatores: Treinos diários, ranking, vitórias e derrotas, dinheiro, cronograma de treinos e torneios, equilíbrio mental e emocional constante, semana após semana. No caso dos atletas de alta performance, acontece muito da ansiedade e cobrança por resultados destruírem uma possível carreira.
Espero que essas dicas os auxiliem em seus treinos.
Assim sendo, muita calmaaa e mãos à obra, rsss. 💪
Até a próxima!