Dicas para evoluir e jogar melhor no saibro

O saibro sempre foi o piso mais popular no Brasil e na América Latina. Uma superfície quase sempre mais lenta que os outros pisos, com o pingo da bola nem sempre tão uniforme, demanda excelentes golpes de base, excelente movimentação, que inclui o saber deslizar quando necessário.

O saibro pode ser rápido quando mais seco e com tempo mais caloroso, escorregando mais ainda e dificultando o deslocamento. Quando o clima está mais úmido e pesado, favorece os jogadores de base que tem em suas características longas trocas de bola.

Antigamente, quando os jogadores de saibro usavam muito mais o topspin e o jogo era mais lento, as características dos jogadores de base ficavam muito mais evidentes. Jogadores espanhóis, suecos, argentinos se destacaram muito até o final da década de 80 por conta disso. Vimos Borg, Vilas e outros que representaram essa geração.

Hoje, o que podemos presenciar mesmo na quadra de saibro, são jogadores que pegam com muita potência, misturando longas trocas, com muito topspin nos rallys trabalhando para desferir o golpe ganhador. Também jogadores com grandes saques, usando às vezes o saque e voleio.

O dropshot está sendo muito usado também como forma de variação, pois algumas vezes com jogadores que possuem características de muita troca de fundo e potência, utilizam como uma das estratégias para quebrar o ritmo do adversário, bem como para movê-lo para frente.

As trocas de bola na cruzada aumentam a possibilidade de mais trocas reduzindo os erros e possibilitando abrir o adversário antes da mudança de direção, movimentando o adversário, provocando que o mesmo possa deixar uma bola mais curta e possibilite ser mais agressivo ou até a realização de um approach.

Minha dica é que tenham mais paciência e que treinem regularidade nas trocas aperfeiçoando os golpes de base, incluindo um bom slice como variação e adaptação a uma estratégia específica. Muito importante desenvolver um bom ataque nas bolas de meio de quadra, onde você poderá colocar seu adversário em xeque ou até desferir uma bola ganhadora.

Desenvolver um bom e agressivo forehand e usá-lo muitas vezes com o inside out, colocará muita pressão em seu adversário além da preocupação dele precisar constantemente tirar a bola do meio da quadra nas trocas de fundo.

A movimentação passa obrigatoriamente por aprender deslizar no saibro quando exigido numa troca mais rápida lateral, para principalmente defender-se quando atacado, possibilitando a volta à quadra e ao ponto em disputa.

Além de um bom agressivo primeiro saque e segundo saque com slice, o kick serve, pode ser tremendamente útil, tirando o adversário da quadra e iniciar comandando o ponto com a segunda bola.

Penso que a palavra principal no saibro seja mais paciência, a segunda, sabedoria, terceira, estratégia e quarta, resistência física, para as mais longas trocas de bolas.

Bom, deixei aqui dicas suficientes para evoluir no saibro.

Agora, mãos à obra e boa sorte! 😀

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close