Jaime trilhando seu caminho de vitorias nos EUA.
Uma história daquelas para se guardar e ser usada como exemplo. Decisões. Nossas vidas são construídas por decisões a todo o momento. Como no tênis. Há cinco anos, Jaime tomou talvez a decisão mais difícil em sua vida. Não só em sua própria vida, mas na vida de toda a família.
Quando você toma decisões, que implicam somente no que irá acontecer consigo mesmo, como quando jogador no circuito, onde você decide se irá viajar, mudar de técnico, país, calendário, pré-temporada etc., as consequências recaem sobre si. Mas quando tem que tomar decisão, onde implicam nas vidas de 5 pessoas, toda a família, o bicho pega.
Um grande desafio a frente, num trabalho em médio, longo prazo, de estruturação e construção de uma programação de treinamento para a escola competir em alto nível, onde a escola não tinha nenhuma tradição de vitorias no tênis. Diga-se que a Montverde é reconhecidíssma no futebol, já que olheiros de todas as universidades do país vem pescar os atletas para defenderem suas cores.
O Jaime sempre fez todas as coisas com muito coração, como jogador, depois treinando juvenis e profissionais brasileiros e estrangeiros. Não tem a característica de ficar falando muito. Quem o conhece sabe que ele é até calado de mais. Prefere trabalhar em silêncio e atingir os resultados como consequências.
Assim tem feito em sua recente história de 5 anos nos EUA. São 5 anos onde construiu uma programação de treinamento do zero, com 3 jogadores, incluído seus 2 filhos no início. Hoje são 21 em High-Performance e mais de 40 na programação de treinamentos.
Na prateleira, estão os troféus de bicampeões Estaduais e agora o de Campeão Nacional intercolegial. Detalhe: ontem meu sobrinho Eric, dando mais uma enorme alegria ao Jaime, ganhou o jogo decisivo para a vitória no Nacional.
O mais importante, que vão além das vitorias, é o espirito de equipe e a união que ele educou a galera a valorizar e que levarão para o resto de suas vidas. A importância da união para a construção. Ninguém faz nada sozinho.
A importância que a educação esportiva nos EUA, onde o time é mais importante do que o individuo é um exemplo de sucesso. O respaldo e motivação onde todos participam, seja a escola proporcionando as ferramentas necessárias para um trabalho sério, os jogadores atuando e lutando em quadra, torcendo, ou simplesmente buscando água, tem sua importância fundamental para o resultado final.
Parabéns Jaime, assistentes e jogadores.
Exemplo de fórmula a ser seguida.