Tenista juvenil: você prefere ser raiz ou nutella?

E ai? Você é um juvenil Raiz ou Nutella?

Essa matéria foi inspirada num pupilo de 10 anos que se chama Bernardo.

O Bê (seu apelido), é um garoto super inteligente, muito divertido, tagarela (pior que locutor de rádio AM. Fala pelos cotovelos).

Muito habilidoso para o tênis, sempre começa seus treinos querendo imitar os saques dos jogadores e me faz dar bronca para que se concentre no seu próprio saque.

Começa assim:

– Edu, olha o saque do Federer, agora do Raonic, mas do Isner é assim oh, oh, oh. E assim vai durante seus primeiros 6 minutos até que comece a se concentrar.

Depois de sacar, começamos a fazer drills visando lapidar seus golpes, e em uma das vezes, dei uma bronca nele, pedindo que movesse mais seus pés.

Numa resposta enérgica e imediatamente movendo os pés disse:

– MANO AQUI É JUVENIL RAÍZ!, rsssssss.

No exato momento a matéria apareceu completa na minha cabeça.

Mas acabado o treino conversamos a respeito do que seria um juvenil raiz e um nutella. Apesar do tema ser sério, dei muitas risadas trocando uma ideia, e penso que consegui passar bons conceitos sobre o tema.

O ser juvenil raiz ou nutela, implica em assuntos bem mais abrangentes do que somente quadra. O que você faz fora da quadra, refletirá diretamente em suas atitudes dentro da quadra. Se o juvenil não treina suas boas atitudes fora da quadra no seu dia a dia, terá enormes dificuldades de realizar suas tarefas dentro da quadra.

Se não faz fora da quadra, como fará dentro da quadra? Será um contra senso.

Como você quer ter segurança, assumir responsabilidades, capacidade de decisão, determinação, disciplina, honestidade, ética, esforçar-se nas adversidades, vencer os desafios que te são propostos, respeito, foco, se não treina essas coisas sempre?

Vamos a alguns itens que diferenciam o juvenil Raíz e o Nutella:

1- JUVENIL RAÍZ:

– Obedece, escuta e ajuda os pais sempre/ espelho na quadra: terá mais facilidade para cumprir o que está sendo determinado pelo seu treinador e sempre estará atento as informações.

– Procura sempre falar a verdade fora da quadra mesmo que seja prejudicial a si mesmo/ espelho na quadra: sentirá segurança e confiança interior nas horas importantes e de pressão.

– Organiza seu material de escola, faz suas bagunças, mas assim que termina, o que está fazendo, organiza novamente/ espelho: no tênis será no seu material; raqueteira, raquetes, encordoamentos organizados, no jogo em momentos difíceis desenvolverá possibilidades de organizar-se mentalmente e possível reação positiva.

– Tem uma agenda onde organiza seus horários e tarefas a cumprir/espelho: na quadra será chegar ao treino no horário, aproveitará integralmente aquele tempo, pois não deixou nada pendente fora com que se preocupar, terá muito mais foco, maximizando o que está sendo proposto na quadra.

  • Procura fazer amizades, tendo uma atitude centrada e não impulsiva em momentos de discursão e conflitos/ Espelho na quadra: saberá enfrentar momentos conflituosos na quadra, raciocinará com mais imparcialidade e terá uma atitude equilibrada enxergando possibilidades positivas no jogo.

-Tem uma atitude positiva nas matérias da escola, mesmo que tenha de pesquisar demais, muitas vezes, para encontrar o que deseja e consegue realizar o proposto/espelho: na quadra sempre se colocara para cima se motivando e lutando até o final para um possível bom resultado.

– Em momentos livres joga um pouco seu vídeo game, assiste um pouco TV, mas reserva tempo para ler um bom livro prestando atenção e desenvolvendo concentração/ espelho: terá rapidez de raciocínio, conseguindo ver rápido mudanças de estratégias, manterá mais foco, terá resiliência consigo mesmo no jogo.

Essas são apenas algumas atitudes dentre muitas outras, mas já da para ter um panorama, certo?

2-Vamos ao NUTELA:

– Desobedece, não escuta e não ajuda seus pais/ espelho: terá dificuldade de entender o que seu treinador está propondo, sua memória será falha, terá dificuldade em concentrar-se.

– Mente para os pais e todo mundo/ espelho: insegurança em si mesmo, falta de confiança em momentos de enfrentar situaçôes adversas. Dificuldades emocionais.

– Desorganizado em seu material de escola, bagunceiro/ espelho: ficará perdido em situação adversa num jogo difícil, terá dificuldade de harmonizar seus pensamentos em quadra, terá dificuldades em seguir uma estratégia de jogo, muitas vezes faltará sua raquete, tendo que pedir raquetes emprestadas a outros, não treinando e muitas vezes não jogando o jogo, com sua própria raquete.

– Sempre atrasado nos seus horários, não tem uma agenda organizada/ espelho; falta de aproveitamento nos treinos por ansiedade de chegar a tempo, falta de concentração, pois sua cabeça não estará 100% no treino, preocupado com as tarefas que não realizou e organizou. Ansiedade e confusão mental nos jogos.

– Trata mal amigos, discute por qualquer coisa e sempre pensa que é o certo, parte para a briga sendo totalmente reativo/ espelho: não terá resiliência consigo mesmo, será um reclamão em quadra, baterá a raquete no chão por qualquer coisa, terá atitude negativa a maior parte do tempo, não será respeitado por seus colegas.

– Nos seus momentos livres somente joga jogos eletrônicos o dia inteiro e assiste a programas bobos no YouTube e mais nada/ espelho: será um imediatista, não terá resiliência, não desenvolverá a virtude da espera e análise harmônica das situações.

Podem ter certeza. Essas e muitas outras atitudes influenciarão nos seus resultados.

E aí, galera juvenil

Você quer ser reconhecido como juvenil raiz ou nutella?

Fica a dica…

Abraços e até a próxima.

Close
Portal Edu Oncins © Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: