O tênis dá sinais de novas evoluções

2,11m de altura

Caros amigos, estamos presenciando algumas mudanças interessantes no nosso amado esporte. O circuito ATP e WTA são a Fórmula 1 do tênis e com isso as mudanças e evoluções ficam evidentes com os jogadores Tops.

Há algum tempo já víamos a predominância de jogadores com grandes e agressivos golpes de fundo de quadra, trocas de bola em grande velocidade predominando o circuito. Logo depois, vieram um mix maior de golpes com os drop shots, diga-se Novak Djokovic, que está usando e abusando com grande sucesso da famosa curtinha, além de sua absurda resposta de saques, fazendo a diferença.

Mas, ultimamente, começamos a enxergar outra alteração com esses ‘ex-NextGen’ tomando postos elevados. Jogadores mais altos, atléticos e com muita potência tomando conta. 

Quando me refiro a muita potência, chamo a atenção para os grandes saques que estão se destacando mais.

Os grandes sacadores estão começando a predominar novamente, pois além do possível ace, também podem contar com uma segunda bola mais fácil onde tomam a iniciativa e dominância do ponto, muitas vezes atacando nessa oportunidade. Também podemos observar, às vezes, a estratégia de saque e voleio, que particularmente gosto muito.

Conversando com meu amigo Cassiano Costa, que é preparador físico do norte-americano Reilly Opelka, elogiei muito o trabalho que Cassiano está realizando na evolução de um cara de 2.11 metros em sua movimentação de pernas no fundo de quadra. Comentei que na final em Toronto, contra o paredão humano Medvedev, Opelka possuía a fórmula certa para vencer esse tipo de jogador.

Mixando saque e voleio, eventualmente, com subidas à rede precisas numa segunda bola após a resposta de saque e conseguindo sustentar um pouco mais do fundo, antes de ir para o winner ou ida à rede. Faltou um pouco mais de mobilidade na rede e mais mão para a conclusão dos voleios. Mas com muito material para evoluir, mostrando um novo caminho para jogar contra esses paredões do fundo de quadra. Um tênis mais bonito, com mais riscos, precisos e decisivos no momento correto. 

Na minha opinião, um tênis bem mais interessante de assistir.

Podemos observar Tsitsipas, Zverev, Medvedev, Rublev, Korda, Opelka, Sinner, citando alguns  jovens e também Isner e Anderson com os big serves. Esses jogadores certamente começarão a vir mais à rede no caminho que está se desenhando.

Obviamente, que para virem à rede com mais frequência, também terão que desenvolver sua velocidade de pernas na chegada à rede e conclusão dos voleios. Mas nada que dedicação e treino não resolva. 

Na torcida para que cada vez mais possamos assistir a essas evoluções.

Vamos observar a altura de alguns tenistas experientes e outros jovens:

Jogadores mais altos, mais fortes e com muita potência, enfatizando o saque.

Vamos acompanhando o circuito e essas evoluções.

Abraços e até a próxima!

Close
Portal Edu Oncins 2018-2023 © Todos os direitos reservados
Close